Humberto, 80 anos

Na edição de junho de 2008, iniciamos a nossa coluna Olá, Caro leitor fazendo um resumo biográfico do nosso querido mestre e amigo, dr. Humberto Machado Rodrigues.

Assim nos expressamos, naquela ocasião: "Em 14 de junho de 1983, assumiu a presidência internacional do Racionalismo Cristão o dr. Humberto Machado Rodrigues. Racionalista cristão de berço, nasceu em 23 de maio de 1929, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Filho de Manoel Machado Rodrigues e D. Delphina Cottas Rodrigues, casou em 1968 com Marluce de Oliveira Rodrigues.

O ilustre casal tem um filho, o médico Humberto Cottas Rodrigues. Humberto Machado Rodrigues é sobrinho de Antonio Cottas. Ações e exemplos dignificantes do nosso presidente retratam os ensinamentos que absorveu do querido mestre, seu educador e conselheiro, conforme suas próprias palavras."

Nessa edição queremos registrar a nossa homenagem a esse grande homem, que faz 80 anos de idade.

Escrever sobre o dr. Humberto Machado Rodrigues, se de um lado nos é fácil pela admiração e respeito que nutrimos por sua figura, sua personalidade, sua dedicação ao Racionalismo Cristão e, por conseguinte, à humanidade, de outro é difícil expressarmos através de palavras tudo o que ele representa para a Doutrina do mestre Luiz de Mattos e Luiz Thomaz e o quanto o seu trabalho foi importante na expansão do Racionalismo Cristão no planeta Terra.

Então, decidimos trazer ao conhecimento dos nossos leitores a doutrinação de Antonio Cottas, por ocasião das comemorações dos 25 anos do dr. Humberto Machado Rodrigues na presidência do Racionalismo Cristão, a qual expressa com grande propriedade o que gostaríamos de falar sobre ele: "Empunhar o bastão de comando do Racionalismo Cristão é uma grande honra para o espírito. Mas esse espírito precisa ser preparado. É uma preparação que antecede sua encarnação, pois vem revestido de todas as forças necessárias para o fiel desempenho desse comando. Os seres que chegam a este mundo com tal finalidade são espíritos escolhidos pelo Astral Superior, para atenderem às necessidades do momento, para realizarem o que for preciso na Terra, a fim de que a Doutrina caminhe em bases sólidas e seja reconhecida e assimilada pela humanidade.

A homenagem que fazem a quem empunhou o bastão de comando por 25 anos e teve grande papel na doutrina racionalista cristã, desempenhando com grande sabedoria esse papel, é um reconhecimento justo. Cumpriu seu objetivo de levar o Racionalismo Cristão à modernidade, conduzir a Doutrina a um novo século, um século de conhecimentos mais profundos, período em que muitos espíritos de grande valor já trabalhavam para essa finalidade.

Humberto Machado Rodrigues estava revestido dessa função: a de fazer chegar a Doutrina ao conhecimento da humanidade. Desempenhou esse papel com grande maestria, como não poderia deixar de ser, porque foi o escolhido, foi preparado pelas Forças Superiores para esse mister, e, podemos dizer com absoluta segurança, porque levou a contento o que precisava ser feito.

O Racionalismo Cristão prossegue e prosseguirá sempre, mas Humberto Machado Rodrigues permanecerá reconhecido como o presidente que promoveu a expansão da Doutrina. Isto, amigos presentes às homenagens, pode ser considerado um privilégio, o privilégio de olhar para uma pessoa que cumpriu seus deveres e suas obrigações na Terra. E nela permanecerá por mais tempo, para gáudio de seus amigos, aqueles que o amam, que o respeitam e o respeitarão como um espírito superior que é.

Através do trabalho realizado por Humberto Machado Rodrigues, o Racionalismo Cristão prosseguirá sempre melhor, com categoria, sendo conhecido cada vez mais por um número maior de pessoas. Para isso, espíritos preparados chegaram e continuarão chegando para trabalhar pela espiritualização da humanidade."

Nosso privilégio também tem sido o de consultá-lo, quando temos alguma dúvida e, no dia 18 de abril, no lançamento do PRC13, revelamos ao mundo uma frase do dr. Humberto, pronunciada sobre a mistura de homens e mulheres nos salões das Casas racionalistas cristãs: "Em lugar onde impera o respeito absoluto, não há necessidade de separar homens e mulheres".
Parabéns, querido mestre! Feliz aniversário!

Humberto, 80 anos
Por Gilberto Silva

Fonte: