O espiritual nos projetos humanos - Por Humberto Rodrigues

Projetos concebidos pelo gênero humano devem ser iniciados por pensamentos bem direcionados, por boas ideias surgidas com o uso da capacidade de concepção, atributo espiritual propulsor do desenvolvimento progressivo da humanidade. No cuidadoso planejamento que faz, lança mão de outros atributos, como a inteligência e o raciocínio, a fim de discernir os melhores métodos, descobrir as possíveis falhas e identificar os recursos disponíveis para sua realização, de modo a implementar seu propósito com paciência e perseverança, materializando com perfeição o que tem na mente.

No entanto, é importante ressaltar que, dos projetos concebidos pelo ser humano, é seu projeto de evolução espiritual o maior de todos, planejado em campo astral e a ser concretizado no plano físico, pois sintetiza o motivo pelo qual está no planeta-escola Terra: aprimorar os atributos espirituais e corrigir as imperfeições de existências anteriores, para galgar patamar mais elevado da espiritualidade através da apuração do conhecimento que explica a vida no seu aspecto amplo, ou seja, a ação do Princípio Inteligente sobre a Matéria.

O esclarecimento espiritual proporciona as condições para a implementação de qualquer projeto de vida.

Os projetos de vida dos seres humanos não são apenas de natureza material. Todos devem levar em conta o arcabouço espiritual que os envolve. Todavia, observamos que muitos indivíduos seguem o ritmo acelerado e às vezes volúvel do mundo moderno. Uns cuidam do que lhes pode trazer vantagens rápidas, sem nada de permeio. Partidários do imediatismo, fruto da materialidade reinante, não planejam adequadamente o que lhes passa na mente, não têm a devida paciência para perseverar em seus propósitos, aguardando o momento adequado de pô-los em prática. Outros não possuem a razoabilidade de conceber projetos compatíveis com seu nível de espiritualidade, com seu nível intelectual e os fatores socioeconômicos existentes, que tanto afetam as relações humanas. Todos caminham para o insucesso. Mas, se fracassam, não refletem adequadamente sobre os maus resultados: culpam eventuais maledicentes invejosos ou pretensos deuses e sua ira vingadora.

Todos os fatos mencionados são evidentes equívocos dos seres humanos, que refletem falta de esclarecimento espiritual. Daí a necessidade de que conheçam a influência das leis evolutivas que regem o Todo universal e saibam que infringir qualquer dessas leis naturais e imutáveis retarda a marcha evolutiva. Por isso, é recomendável manter disciplinado viver, com bons pensamentos e sentimentos, fazer bom uso do livre-arbítrio, sempre voltado para a prática do bem, e ter raciocínio claro, que leve às boas decisões. O esclarecimento espiritual proporciona as condições necessárias para implementar qualquer projeto de vida.

Ninguém está sozinho neste mundo, pois os seres humanos evoluem em coletividade, seja no núcleo familiar, no ambiente de trabalho ou no meio social, dando e recebendo bons exemplos, trocando experiências, partilhando as vivências. Esse é o modelo de vida bem aproveitada, que conduz à evolução e não ao fracasso espiritual. Todos são capazes de implementar seus projetos materiais e espirituais, desde que se esforcem para isso, pois nenhum objetivo pode ser alcançado com apelos a entidades celestiais.

Não existem favores espirituais nem milagres divinos. Tudo que se pode alcançar com honestidade no mundo vem através de conquistas conseguidas com perseverança e dedicação na luta do dia a dia, se voltada para a prática do bem. Os projetos construtivos, que visem ao bem comum alicerçado em sentimentos dignos, terão sucesso no momento certo, pois dependem do respeito que os seres humanos dedicam às leis evolutivas, em especial à lei de causa e efeito.

O espiritual nos projetos humanos
Por Humberto Rodrigues
Fonte: Jornal A Razão – 09/2015
Colaboração: Cláudio Magalhães